Emendas
Vigências
- Início
- Legislação [Lei Nº 3746 de 15 de Dezembro de 2008]
REGULAMENTA O ART. 278, INSTITUINDO A PLANTA GENÉRICA DE VALORES DE TERRENOS E A TABELA DE VALORES DE EDIFICAÇOES, E REGULA A FORMA DE APURAÇÃO DO VALOR VENAL DE IMÓVEIS PARA EFEITO DE LANÇAMENTO DOSIMPOSTOS PREDIAL E TERRITORIAL URBANO, E DÁ NOVA REDAÇÃO AO ART. 284, AMBOS DA LEI 3.541/06, QUE “INSTITUI O CÓDIGO TRIBUTÁRIO E DE RENDAS DO MUNICÍPIO DAE PATOS” E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
TIPO 1 RESIDENCIAL HORIZONTAL DE ALVENARIA Residências Térreas e Assobradadas, com ou sem Subsolo Padrão Alto: Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura de concreto e alvenaria; projeto arquitetônico e funcional com jardins decorativos; mais de um banheiro social; dependências para mais de um empregado; garagem para no minimo dois carros; vãos grandes preenchidos com caixilhos especiais de ferro ou aluminio; acabamento fino e esmerado.
Padrão Medio:
Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura de concreto e alvenaria; dependências para um empregado; garagem; venezianas e vitros de boa qualidade; acabamento médio.
Padrão Baixo:
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura de alvenaria; área geralmente inferior a 100 m²; um único banheiro; sem dependências para empregado; sem garagem; venezianas e vitros; acabamento econômico e simples.
TIPO 2 RESIDENCIAL HORIZONTAL E VERTICAL DE MADEIRA
Residências Térreas e Assobradadas, com ou sem Subsolo
Padrilo Alto: Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura de madeira; projeto arquitetônico e funcional com jardins decorativos; mais de um banheiro social; dependências para mais de um empregado; garagem para no minimo dois carros; väos grandes preenchidos com caixilhos especiais de ferro ou aluminio; acabamento fino e esmerado.
Padrão Médio:
Prédios com um pavimento; estrutura de madeira; dependências para um empregado; garagem; venezianas e vitrós de boa qualidade; acabamento médio. Padrão Baixo: Prédios com um pavimento; estrutura de madeira; área geralmente inferior a 100 m²; um único banheiro; sem dependências para empregado; sem garagem; venezianas e vitros comuns; acabamento econômico e simples.
TIPO 3-RESIDENCIAL HORIZONTAL MISTO
Residências Térreas e Assobradadas, com ou sem Subsolo Alvenaria / Concreto Padrão Alto:
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura mista de concreto e alvenaria; projeto arquitetônico e funcional com jardins decorativos; mais de um banheiro social; dependências para mais de um empregado; garagem para no minimo dois carros; vãos grandes preenchidos com caixilhos especiais de ferro ou aluminio; acabamento fino e esmerado.
Padrão Médio: Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura mista de concreto e alvenaria; dependências para um empregado; garagem; venezianas e vitros de boa qualidade; acabamento médio.
Alvenaria / Madeira
Padrão Alto:
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura mista de alvenaria e madeira; projeto arquitetônico e funcional com jardins decorativos; mais de um banheiro social; dependências para mais de um empregado; garagem para no mínimo dois carros; vãos grandes preenchidos com caixilhos especiais de ferro ou aluminio; acabamento fino e esmerado.
Padrão Médio:
Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura mista de alvenaria e madeira; dependências para um empregado; garagem; venezianas e vitrôs de boa qualidade; acabamento médio.
Padrão Baixo:
Prédios com um pavimento; estrutura mista; área geralmente inferior a 100 m²; um único banheiro; sem dependências de empregado; sem garagem; venezianas e vitros comuns; acabamento económico e simples. TIPO
4 RESIDENCIAL HORIZONTAL DE CONCRETO
Residências Térreas e Assobradadas, com ou sem Subsolo Padrão Alto:
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura de concreto; projeto arquitetônico e funcional com jardins decorativos; mais de um banheiro social; dependências para mais de um empregado; garagem para no minimo dois carros; vãos grandes preenchidos com caixilhos especiais de ferro ou aluminio; acabamento fino e esmerado.
Padrão Médio:
Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura de concreto; dependências para empregado; garagem; venezianas e vitros de boa qualidade; acabamento médio
TIPO 5 RESIDENCIAL VERTICAL
Prédios Residenciais com Três ou Mais Pavimentos Alvenaria/Concreto
Padrão Alto:
Área bruta das unidades residenciais geralmente superior a 250 m²; estrutura de concreto e alvenaria; projeto arquitetônico e funcional com jardins decorativos; elevadores social e de serviço; dependências para dois ou mais empregados; garagem para no minimo dois carros; vãos grandes e esquadrias especiais; acabamento fino e esmerado, com concreto aparente ou não.
Padrão Médio Superior:
Área bruta das unidades residenciais geralmente entre 150 m² e 250 m²; estrutura de concreto e alvenaria; um ou mais elevadores; áreas de uso comum com dimensões médias; dependências para um empregado; garagens; vãos médios; acabamento superior.
Área bruta das unidades residenciais geralmente entre 70 m² e 150 m²; estrutura de concreto e alvenaria; um elevador; áreas de uso comum com dimensões médias; dependências para um empregado; garagem; vãos médios; acabamento normal.
Alvenaria Padrão Alto:
Area bruta das unidades residenciais geralmente superior a 250 m²; projeto arquitetônico e funcional com jardins decorativos; elevadores social e de serviço; dependências para dois ou mais empregados; garagem para no minimo dois carros; vãos grandes e esquadrias especiais; acabamento fino e esmerado, com concreto aparente ou não.
Padrão Médio Superior:
Área bruta das unidades residenciais geralmente entre 150 m² e 250 m²; estrutura de concreto e alvenaria; um ou mais elevadores; áreas de uso comum com dimensões médias; dependências para um empregado; garagens; vãos médios; acabamento superior.
Padrão Médio Inferior:
Área bruta das unidades residenciais geralmente entre 70 m² 12 e 150 m²; estrutura de concreto e alvenaria; um elevador; áreas de uso comum com dimensões médias; dependências para um empregado; garagem; vãos médios; acabamento normal.
Padrão Baixo:
Area bruta das unidades residenciais geralmente inferior a 100 m²; sem elevador; áreas de uso comum de dimensões reduzidas; sem dependências de empregado; sem garagem; vãos reduzidos; esquadrias simples; acabamento econômico e simples.
TIPO 6- RESIDENCIAL VERTICAL DE CONCRETO
Prédios Residenciais com Três ou Mais Pavimentos
Padrão Alto:
Area bruta das unidades residenciais geralmente superior a 250 m²; projeto arquitetônico e funcional com jardins decorativos; elevadores social e de serviço; dependências para dois ou mais empregados; garagem para no mínimo dois carros; vãos grandes e esquadrias especiais; acabamento fino e esmerado, com concreto aparente.
Padrão Médio:
Área bruta das unidades residenciais geralmente entre 100 m² e 250 m²; um ou mais elevadores; áreas de uso comum com dimensões médias; dependências para um empregado; garagem; vãos médios; acabamento normal, com concreto aparente.
TIPO 7 COMERCIAL HORIZONTAL OU VERTICAL DE ALVENARIA
Imóveis Comerciais ou Mistos, com ou sem Subsolo
Padrão Alto:
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura de alvenaria para vencer grandes väos; pé-direito igual ou maior que 5 m; pisos de material de 1ª qualidade; forros decorativos; instalações elétricas e hidráulicas de 1 qualidade; acabamento fino e esmerado.
Padrão Médio:
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura de alvenaria; vãos médios; pé-direito entre 4 me 5 m; forro simples; instalações hidráulicas completas; acabamento médio
Padrão Baixo:
Prédio com um pavimento; estrutura de alvenaria para vencer vãos pequenos; pé direito até 4 m; pisos de concreto ou cimentado simples; sem forro; instalações elétricas e hidráulicas simples e reduzidas; revestimento económico e simples.
TIPO 8 COMERCIAL HORIZONTAL DE MADEIRA
Imóveis Comerciais com até Dois Pavimentos, com ou sem Subsolo
Padrão Alto:
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura de madeira para vencer grandes vãos; pé-direito igual ou maior que 5 m; pisos de material de la qualidade; forros decorativos; instalações elétricas e hidráulicas de 1ª qualidade; acabamento fino e esmerado.
Padrão Medio:
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura de madeira; vãos médios; pé-direito entre 4m e 5 m; forro simples; instalações hidráulicas completas; acabamento médio.
Padrão Baixo:
Prédio com um pavimento; estrutura de madeira para vencer vãos pequenos; pé direito até 4 m; pisos de madeira; sem forro; instalações elétricas e hidráulicas simples e reduzidas; revestimento económico e simples.
TIPO 9 COMERCIAL HORIZONTAL MISTO
Imóveis Comerciais Mistos com até Dois Pavimentos, com ou sem Subsolo
Concreto/Alvenaria
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura mista de concreto e alvenaria para vencer grandes vãos; pé-direito igual ou maior que 5 m; pisos com material de 1ª qualidade; forros decorativos; instalações elétricas e hidráulicas de la qualidade; acabamento fino e esmerado.
Padrão Médio:
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura mista de concreto e alvenaria; vãos médios; pé-direito entre 4m e 5m; forro simples; instalações hidráulicas completas; acabamento médio.
Alvenaria / Madeira
Padrão Alto:
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura mista de alvenaria e madeira para vencer grandes vãos; pé-direito igual ou maior que 5 m; pisos com material de 18 qualidade; forros decorativos; instalações elétricas e hidráulicas de 1a qualidade; acabamento fino e esmerado.
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura mista de alvenaria e madeira; vãos médios; pé-direito entre 4m e 5m; forro simples; instalações hidráulicas completas; acabamento médio.
Padrão Baixo:
Prédio com um pavimento; estrutura mista de alvenaria e madeira para vencer vãos pequenos; pé-direito até 4 m; pisos de concreto, cimentado simples ou madeira; sem forro; instalações elétricas e hidráulicas simples e reduzidas; revestimento econômico e simples.
TIPO 10- COMERCIAL HORIZONTAL OU VERTICAL DE CONCRETO
Imóveis Comerciais de Concreto com até Dois Pavimentos, com ou sem Subsolo
Padrão Alto:
Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura de concreto ou aço para vencer grandes vãos; pé-direito igual ou maior que 5 m; pisos com material de 1ª qualidade; forros decorativos; instalações elétricas e hidráulicas de 1ª qualidade; acabamento fino e esmerado.
Padrão Medio:
Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura de concreto; vãos médios; pé-direito entre 4m e 5 m; forro simples; instalações hidráulicas completas; acabamento médio.
TIPO 11 GALPÃO INDUSTRIAL HORIZONTAL OU VERTICAL
Imóveis para Fins Industrials
Padrão Alto em Alvenaria:
Prédios com um ou mais pavimentos; com ou sem elevador; estrutura de alvenaria e concreto para vencer grandes vãos; pé-direito igual ou maior que 3 m; com escritório e refeitório; instalações hidráulicas completas; acabamento de 1ª qualidade.
Padrão Alto em Concreto:
Prédios com um ou mais pavimentos; com ou sem elevador; estrutura de concreto ou aço para vencer grandes vãos; pé-direito igual ou maior que 3 m; com escritório e refeitório; instalações elétricas completas; acabamento de 1ª qualidade.
Padrão Médio em Concreto:
Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura de concreto; vãos médios; pé-direito igual ou maior que 5 m; com escritório; acabamento médio.
Padrão Médio em Alvenaria:
Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura mista de alvenaria e concreto; vãos médios; pé-direito igual ou maior que 5 m; com escritório; acabamento médio.
Padrão Médio Especial:
Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura de madeira compatível com a atividade desenvolvida; vãos médios; pé-direito igual ou maior que 5 m; com escritório; acabamento médio. Padrão Médio Misto: Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura mista de alvenaria e madeira; väos médios; pé-direito igual ou maior que 5 m; com escritório; acabamento médio.
Padrão Baixo em Alvenaria:
Prédios com um ou mais pavimentos; sem elevador; estrutura de alvenaria para vencer pequenos vãos; pé-direito menor que 5 m; pisos de concreto ou cimentado simples; vãos reduzidos; esquadrias comuns; instalações elétricas e hidráulicas simples e reduzidas; revestimento económico e simples.
Padrão Baixo em Madeira ou Misto:
Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura de madeira e alvenaria para vencer pequenos vãos; pé-direito menor que 5 m; pisos de madeira ou cimentado simples; vãos reduzidos; esquadrias comuns; instalações elétricas e hidráulicas simples e reduzidas;; revestimento económico e simples.
Padrão Baixo em Madeira:
Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura de madeira para vencer pequenos väos; pé-direito menor que 5 m; pisos de madeira ou cimentado simples; vãos reduzidos; esquadrias comuns; instalações elétricas e hidráulicas simples e reduzidas;; revestimento econômico e simples.
TIPO 12-ARMAZÉNS GERAIS, DEPÓSITOS, OFICINAS E COBERTURAS
Padrão Alto em Concreto:
Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura de concreto ou aço para vencer grandes vãos; pé-direito igual ou maior que 5 m; pisos com material de 1ª qualidade; Instalações elétricas e hidráulicas de 1ª qualidade; acabamento fino e esmerado. Padrão Médio em Concreto e Alvenaria:
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura de concreto e alvenaria; vãos médios; pé-direito entre 4 me 5 m; forro simples; instalações hidráulicas completas; acabamento médio.
Padrão Médio em Alvenaria e Madeira:
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura de alvenaria e madeira; väos médios; pé-direito entre 4 me 5 m; forro simples; instalações hidráulicas completas; acabamento médio.
Padrão Médio em Madeira:
Prédios com um ou dois pavimentos; estrutura de concreto ou alvenaria; vãos médios; pé-direito entre 4 me 5 m; forro simples; instalações hidráulicas completas; acabamento médio.
Padrão Baixo em Alvenaria:
Prédios com um pavimento; estrutura de alvenaria para vencer vãos pequenos; pé direito até 4 m; pisos de concreto ou cimentado simples; sem forro; instalações elétricas e hidráulicas simples; revestimento econômico e simples.
Padrão Baixo em Madeira e Alvenaria:
Prédio com um pavimento; estrutura mista de alvenaria e madeira para vencer vãos pequenos; pé-direito de até 4 m; pisos de madeira ou cimentado simples; sem forro; instalações elétricas e hidráulicas simples e reduzidas; revestimento econômico e simples.
Padrão Baixo em Madeira:
Prédio com um pavimento; estrutura de madeira ou mista para vencer vãos pequenos; pé-direito de até 4 m; pisos de madeira ou cimentado simples; sem forro; Instalações elétricas e hidráulicas simples e reduzidas; revestimento econômico e simples.
TIPO 13-EDIFICAÇÕES ESPECIAIS
Todos os Prédios não Enquadráveis nos Tipos Anteriores
Padrão Alto:
Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura de concreto, alvenaria ou aço para vencer grandes vãos; pé-direito igual ou maior que 5 m; pisos de material de 1ª qualidade; forros decorativos; instalações elétricas e hidráulicas de 1ª qualidade; acabamento fino e esmerado.
Padrão Médio:
Prédios com um ou mais pavimentos; estrutura metálica; vãos médios; pé-direito entre 4 e 5 m; forro simples; instalações elétricas e hidráulicas completas; acabamento médio.
Padrão Medio:
Prédios com um ou mais pavimentos; outras estruturas; vãos médios; pé-direito entre 3 e 5 m; forro simples; instalações elétricas e hidráulicas completas; acabamento médio.
Padrão Baixo:
Prédios com um pavimento; estrutura metálica; vãos pequenos; pé-direito até 3 m; forro simples; acabamento médio.
Padrão Baixo:
Prédios com um pavimento; outras estruturas; com ou sem vedação lateral; piso de terra ou cimentado.
Padrão Baixo:
Edificações de um pavimento; estrutura de madeira, aglomerado, pau-a-pique, etc.. área menor que 20 m²; localizadas em favelas ou conjuntos urbanos; com caracteristicas não enquadráveis em nenhum tipo descrito antes.